Mariana Pismel

Terapias

Terapia Floral

O que as flores têm a ver com terapia?

Terapia Floral

O que é terapia com florais?

Em 1930, o médico Dr. Edward Bach desenvolveu e sistematizou um sistema natural para tratamentos com base nas origens emocionais dos doenças do ser humano, através das “essências florais”.

As essências florais são provenientes das flores mesmo, mas o método para elaboração das essências florais é o que diferencia de uma homeopatia por exemplo. Esses métodos são praticados até hoje para a produção das essências florais.

Quando Dr. Bach estava desenvolvendo o seu sistema, observou que muitas flores se relacionavam com as emoções humanas, por exemplo, flores que se encolhiam quando passava uma pessoa por perto. Então ele dividiu as 38 essências encontradas ao longo dos seus seis anos de pesquisa, em 7 grupos afetivos distintos, para quem sente:

1) medo;
2) desânimo e desespero;
3) incerteza;
4) falta de interesse no momento presente;
5) solidão;
6) sensibilidade às influências externas;
7) cuidado excessivo com os outros.

Nos dias de hoje, observando a necessidade de ampliar o tratamento das emoções, outros profissionais criaram novos sistemas florais para atender diversos públicos. Aqui no Brasil temos muitos sistemas florais, e eu procurei focar em dois principais, que são os Florais de Minas, e os Florais de Saint Germain.

Portanto, eu trabalho com três sistemas florais: de Bach, Minas e Saint Germain. Isso possibilita ampliar opções de tratamento, pois podemos englobar variadas necessidades emocionais.

Como funciona o atendimento com a terapia floral?

Através de uma consulta online por vídeo chamada, vamos conversar um pouco a respeito das suas queixas, de quem é você, como é seu estilo de vida e nos conhecermos um pouco mais.

Caso você não goste ou não possa fazer uma consulta online por vídeo chamada, por favor entre em contato para que possa apresentar outra modalidade de atendimento.

Florais

É um atendimento que visa uma escuta terapêutica, ativa, com interação entre nós. Assim, consigo entender melhor suas necessidades e elaborar um tratamento com essências florais personalizadas para você. O recomendado é um tratamento com duração de pelo menos 4 meses, com consultas regulares de uma vez por mês, ou então conforme a sua necessidade. A consulta inicial tem duração aproximada de 1 hora e 30 minutos.

Mas sempre gosto de lembrar que o floral não atua sozinho, por isso é necessário que você participe do seu processo de mudança interior de forma ativa e esteja comprometido(a) a realizar o tratamento completo. O floral busca despertar o que há de melhor dentro de nós, e trazer nossa mente para o nosso momento presente, com isso, temos consciência de quem somos e de que forma poderemos encontrar o nosso tão esperado equilíbrio interior.

Eu atendo tanto adultos quanto crianças, que estejam fazendo outros tipos de tratamentos ou não. Atendo todas as pessoas de todas as faixas etárias. O floral não possui contraindicações e nem interações com outros medicamentos, pois o floral não é um medicamento.

Após o primeiro atendimento realizado, irei entregar uma recomendação terapêutica com os florais escolhidos para o seu tratamento. Esse documento vai em formato PDF e você deverá solicitar para que uma farmácia de manipulação prepare para você. Depois iremos mantendo o contato e com isso prosseguir com o seu tratamento personalizado.

Como funcionam os florais, como tomar?

A terapia com florais é um despertar interno. Os florais atuam trocando uma característica negativa por uma virtude. Por exemplo, para uma pessoa que sente muito medo de falar em público, escolhemos um floral que desperte a confiança e a autoestima; outro exemplo, uma pessoa que sente muita impaciência com pessoas lentas a ponto de “atropelar”, escolheremos um floral que trabalhe a paciência. Então, o floral age internamente, contribuindo para o despertar da mudança de comportamento. Com isso, nos conectamos com o nosso mais profundo ser e despertamos para as virtudes internas que já existem dentro de nós encontrando o equilíbrio.

Uma das premissas da terapia floral, que vem da filosofia deixada por Dr. Bach é: a doença nada mais é do que o conflito entre a Personalidade e a Alma. Isso significa que muitos de nossos conflitos internos, advêm desse desequilíbrio. Então, quando nossa personalidade (nós) vamos contra o que a nossa alma quer, acabamos por gerar desarmonias internas que podem resultar em sintomas no corpo físico, que muitas vezes podem se tornar doenças.

Enfim, existem muitos outros pontos profundos dentro da filosofia do Dr. Bach, por isso, se você tiver interesse em se aprofundar mais, você pode buscar o seu livro “Cura-te a ti mesmo”.

Quanto a forma de uso do floral preparado (ou manipulado) é simples: 4 gotas, 4 vezes ao dia, podendo aumentar para 6 vezes, sempre conforme a necessidade da pessoa. Lembrando que o floral não possui contraindicações e nem interações com outros medicamentos, pois o floral não é um medicamento. Não suspenda seu tratamento alopático, pois a terapia floral é uma terapia complementar e não alternativa.

Floral

Que tal agendar uma sessão comigo agora mesmo?

Toque no link e agende o seu horário comigo.

plugins premium WordPress