Mariana Pismel

Terapias

Musicoterapia

Como funciona o atendimento com a musicoterapia?

Musicoterapia

Como é a musicoterapia?

A musicoterapia é uma formação acadêmica, reconhecida pelo MEC com duração de 4 anos. É a utilização da música e seus elementos, num contexto clínico, hospitalar, educacional e social para prevenção e apoio a problemas de saúde mental, desenvolvimento e reabilitação motora, promovendo qualidade de vida e bem-estar.

Ouvir música não é terapia, pois quando falamos em terapia, implica na presença de um terapeuta. Portanto, a musicoterapia é somente realizada por um terapeuta capacitado para conduzir um atendimento terapêutico, com a utilização da música e seus elementos.

O interessante da musicoterapia é que qualquer pessoa pode participar dos atendimentos, pois não é necessário ter conhecimento musical e nem saber tocar um instrumento musical. Muitas pessoas se identificam com esse tipo de atendimento, uma vez que é uma outra forma de se expressar do que em uma terapia verbal como a psicoterapia por exemplo.

Em minha experiência durante a faculdade de musicoterapia, pude realizar atendimentos com crianças e adultos, principalmente dentro da área de saúde mental.

Como funciona o atendimento com a musicoterapia?

Inicialmente será feita uma entrevista na qual será preenchida a ficha musicoterapêutica. Nela vamos identificar a sua identidade sonora, músicas que compuseram a sua infância e juventude, além de traçar o objetivo das sessões e duração do processo terapêutico. Depois disso, poderemos desenvolver desde as habilidades motoras, quanto trabalhar questões emocionais e afetivas que possam ter feito parte da sua história de vida.

Musicoterapia

Existem vários aspectos que podem ser cuidados através da musicoterapia, como ganhar saúde mental, liberar hormônios de prazer e bem-estar, pois o fazer musical proporciona isso, também desenvolver habilidades motoras, trazer atenção para o momento presente, relembrar memórias afetivas musicais, proporcionar interação e sociabilidade, aprender de forma lúdica, entre outras.

A musicoterapia é recomendada para qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e não é necessário saber tocar nenhum instrumento musical. O objetivo da musicoterapia não é ensinar música, mas pode ser um objetivo terapêutico para o cliente (se isso fizer parte do planejamento), no mais, a musicoterapia desenvolverá outras habilidades como desprendimento, contato consigo mesmo, dentre todos os citados anteriormente. O atendimento individual tem a duração de aproximadamente 1 hora.

Devido à pandemia do Coronavírus, atualmente não estou realizando os atendimentos com musicoterapia.

Que tal agendar uma sessão comigo agora mesmo?

Toque no link e agende o seu horário comigo.

plugins premium WordPress